sexta-feira, 29 de abril de 2011

UFC realiza formação dos professores do COLUN no Maranhão

Durante os dias 14 e 15 de abril, a equipe do Programa Um Computador por Aluno (UCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representada por Karla Silva e Renata Jaguaribe, esteve no Maranhão para realizar um momento de  formação com os professores do Colégio Universitário (COLUN). O encontro aconteceu na própria escola de aplicação, situada dentro do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A programação do evento contou com a apresentação do projeto, utilização de recursos digitais para auxiliar as atividades na sala de aula, relatos de experiências ocorridas nas escolas UCA do Ceará, esclarecimento de dúvidas pedagógicas e técnicas, e estratégias de organização e formação da equipe técnica, pedagógica e administrativa.

Segundo os gestores do COLUN, a ansiedade para a utilização do laptop, tanto pelos alunos quanto pelos professores, é grande, porém, o corpo docente precisava conhecer as experiências das aulas realizadas no Ceará para estabelecer um planejamento e elaboração das suas próprias aulas. Os encontros foram riquíssimos: os professores tiveram uma apropriação tecnológica do laptop, conheceram vários materiais digitais e seus repositórios e discutiram a importância da informática na educação. Para Machado, professor de matemática, o uso do laptop nas aulas parecia um recurso bastante complicado, mas ao longo da formação ele foi percebendo sua importância e sugeriu a criação de um "blog de matemática" com desafios, links interessantes, vídeos e atividades. Já o professor de química, Alberto Pestana, elaborou uma aula envolvendo alguns vídeos e objetos de aprendizagem para o estudo de hidrocarbonetos e suas aplicações.

Professor Machado
Professor Alberto Pestana
A professora de educação física, Ana Maria, organizou em 2010 o Projeto "Educação Física e o Cordel" que teve como objetivo aliar a capacidade criativa dos alunos utilizando a poesia de cordel para debater temas relacionados à educação física escolar. Segundo Ana Maria, o Projeto terá uma nova fase em 2011, visto que ela pretende inserir, pela primeira vez, o laptop como mais um recurso pedagógico. A professora está bastante empolgada e, no último dia da formação, elaborou uma aula envolvendo várias disciplinas, estabelecendo uma relação entre a ciência e a vida cotidiana dos alunos. Acesse o Projeto "Educação Física e o Cordel", o cordel criado por uma aluna e o plano de aula da professora Ana Maria.

Além do Maranhão, a equipe UCA/CE também acompanha o desenvolvimento do programa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).




Fonte: Karla Silva e Renata Jaguaribe.

2 comentários:

  1. Professoras Karla e Renata é com muita satisfação que escrevo aqui... visto que o curso ministrado por vocês foi de suma importância para a nossa formação profissional, e com certeza irá ampliar as nossas ações em sala de aula

    Muito obrigada!!!


    O UCA é um projeto fantástico
    Com ele podemos mudar nossa prática
    Elaboramos novas aulas
    Com o auxilio da informática
    Fizemos um curso com a Karla e a Renata
    Que de usaram uma excelente didática

    Professora Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Gente a verdade foi que só deram para alguns alunos, como por exemplo, eu não recebi numa computador, sendo que a maioria dos professores que tem computador ganhara , isso é uma vergonha para o COLUN, a propiás Coordenação que estão la roubando os alunos, outro vergonha também foi que sumiu o ar-condicionado cada um foi para casa de um professor ou de quem ta na coordenação, tambem o colégio Universitário COLUN esta sem refeitório para os lunos se alimentar isto que estou falando é os podres do Colun em São Luís-Ma, para saber se é verdade é só comparecer no COLUN na UFMA

    ResponderExcluir