EQUIPE

A UFC é uma IES Global designada pela SEED/MEC para a realizar a formação dos multiplicadores e professores, a avaliação e a pesquisa do Programa UCA. A equipe é formada por professores da UFC, colaboradores, mestrandos e graduandos envolvidos com a pesquisa na área.

                                     
José Aires Castro Filho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, informática educativa e Educação Matemática. É coordenador do projeto de cooperação internacional Objetos de Aprendizagem com saliências culturais.


Mauro Cavalcante Pequeno

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Ceará, consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Fundação Cearense de Amparo a Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Secretaria de Educação a Distância (MEC) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. É coordenador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC e Diretor do Instituto Universidade Virtual. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática Educativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Software Educativo, Objetos de Aprendizagem e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Lattes


                                     
Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (1993), trabalhou como repórter do Jornal O POVO e Rádio Extra Produções. É mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). É professora do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará, ondeintegra a equipe do Centro de Produção. Atualmente leciona a disciplina Radiojornalismo II no Curso de Jornalismo da UFC e atua comopesquisadora do GRIM - Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia. Tem experiência na área de comunicação, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: rádio, educação, cidadania, ead, infância, adolescência e publicidade.
Lattes


Antônio José Melo Leite Júnior

Possui Mestrado (2000) e Graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará, lotado no instituto UFC Virtual. Possui experiência no campo da Comunicação em Mídia Digital, com ênfase em Multimídia e Educação a Distância. Atua no desenvolvimento de produtos de mídia digital (CD-ROMs, web-sites e vídeo games) e em pesquisas no campo da Usabilidade de Sistemas e Computação Gráfica.
Lattes

                          

Bernadete Oria 

 Graduada em Curso Superior de Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Curso de Extensão na área de Psicologia Clínica Infantil também pela UFPB. Especialização no atendimento infantil Clínico-Hospitalar realizado no hospital Universitário desta instituição (UFPB). Experiência em Gestão com Equipes por mais de 10 anos em empresa privada especializada em Projetos de Informática aplicada à educação para colégios particulares, a exemplo das escolas da Congregação Damas e Marista. Desempenho em Gestão dos Projetos, tais como: Projeto Interação; Projeto Escola 24 Horas e Projeto Conecte Educação.
Lattes

Betânia Tenório Soares da Rocha 

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco - Recife/PE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Informática Educativa e Ensino a Distância. Atuando nos temas: uso de computadores na educação, formação de professores, aprendizagem da linguagem escrita, projetos e aprendizagens colaborativas.

                                                              
Cátia Luzia Silva Harriman
 
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1994), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Learning, Design and Technology pela University of Georgia/EUA (2011). Durante o período de 2000-2001 foi bolsista Fulbright na University of Georgia e Turner Learning/CNN na produção de vídeos educativos. É professora da Universidade Federal do Ceará - Instituto UFC-Virtual. Foi coordenadora do Projeto Formação de Tutores em Educação a Distância, em 2005. Participou no desenvolvimento das interfaces gráficas de cursos online e do SOLAR (Sistema Online de Aprendizagem). Tem experiência na área de Tecnologia Educacional, com ênfase em Instructional Design e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: design de interação, visual literacy, internet, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, gestão e inclusão digital.
E-mail: catia@virtual.ufc.br


                       
Claudenice Freitas de Sousa

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de tutores em EaD, ambientes virtuais de aprendizagem, informática educativa, gestão de tecnologia na escola, aprendizagem colaborativa, interação online e saberes docentes em EaD. Faz parte do projeto Sócrates e da equipe de formadores do Projeto UCA na UFC-Virtual.
Lattes

Fabiana Medeiros

Pós-graduada em Marketing Estratégico em ênfase na área educacional, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora e Professora da Escola de Educação Profissional do Governo do Ceará, Professora Pedagoga da Rede Municipal em Fortaleza. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando nos temas: educação a distância, informática educativa, gestão de tecnologia na escola, aprendizagem colaborativa.
E-mail: fabiana.ufcvirtual@gmail.com

Lattes

Jaiane Ramos Barbosa

Graduação em Pedagogia e Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará com ênfase no uso de Tecnologias Digitais na Educação. Atualmente participa do Programa Um computador por aluno (UCA) e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).
E-mail: jaiane@virtual.ufc.br
Lattes

                                
                                    
Karla A. Silva do Nascimento

Mestre em Educação, na área de Formação de Professores, linha de pesquisa Política Educacional, Ciência e Tecnologia (2007) pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Informática na Educação (2001) e graduada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, educação à distância e software educativo livre.
E-mail: karla@virtual.ufc.br
Lattes



Katyuscia Mota Viana

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Instituto UFC Virtual, exercendo atividades junto ao Centro de Referência do Professor na área de Informática Educativa. Participação nas atividades do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Integrante do GPEGE - Grupo de Pesquisa e Ensino em Gestão Educacional.


Márcia de Oliveira Morais

Graduada em Ecologia pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Gestão escolar pela Universidade Estadual do Ceará e em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora de Informática Educativa da rede pública municipal de Fortaleza. Atua como tutora, em cursos de extensão nas áreas de Informática Educativa e Projetos Colaborativos. Pertence ao banco de tutores da UAB. Possui publicações no tema informática educativa em anais de eventos.

E-mail: marcia.morais@virtual.ufc.br
Lattes


Maria Auricélia da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989) com Habilitação em Administração Escolar (1991). Cursou as seguintes especializações: Metodologia da Compreeensão Existencial (UFC - 1994), Psicopedagogia (UFRJ - 1999), Supervisão Escolar (UFRJ - 2000) e Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (CDG/PE - 2001). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Supervisora Pedagógica na EMEIF Professor Jacinto Botelho. Realiza Projetos Colaborativos com professores e alunos da rede pública municipal de Fortaleza utilizando o ambiente SOCRATES, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Atua como tutora de EaD em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil e no Curso Mídias na Educação oferecido pelo MEC a professores de escolas públicas. Participa do Projeto Um computador por Aluno (UCA) na Universidade Federal do Ceará.
E-mail: auricelia.silva@virtual.ufc.br
Lattes


Raquel Santiago Freire

Possui graduação em Pedagogia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Instituto UFC Virtual atuando na produção de objetos de aprendizagem e metodologias para a educação a distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, conceitos matemáticos, conceitos algébricos e informática na educação.
E-mail: freire@virtual.ufc.br
Lattes


Renata Lopes Jaguaribe Pontes

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, atuando na linha de tecnologias digitais na educação. Possui graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. Tem experiência nas áreas de webjornalismo, informática educativa, transição didática de materiais para a EaD, uso da Web 2.0 na educação, formação docente para o uso das TICs e linguagem audiovisual. 


Silvana Holanda da Silva

Graduada em Pedagogia com especialização em Gestão Educacional e Novas Tecnologias da Educação. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) ligada ao eixo de Ciência e Tecnologia. É professora de Informática Educativa na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atua como tutora EaD em cursos de extensão, graduação e especialização na área de formação de professores. Possui interesse nas áreas de pesquisa: Tecnologia Educacionais, Educação a Distância, Educação Matemática e Ensino da Matemática com o uso do computador.