segunda-feira, 5 de março de 2012

Chegou o UbuntUCA versão 3.0

Mais uma versão do UbuntUCA está disponível para download. O UbuntUCA chega à sua terceira versão, repleto de novidades e melhorias e é a solução ideal para embarcar os laptops do ProUCA da sua escola.
O UbuntUCA é uma remasterização do Ubuntu, desenvolvida pelo professor motivador Gedimar Pereira, responsável pelo Espaço Pedagógico Informatizado da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker, Brusque, SC.

O UbuntUCA vem preparado para o uso em netbooks (como os Classmates do ProUCA) e no ambiente educacional. Sua interface é adaptada às telas pequenas, além de ser agradável, leve e funcional. Sua coleção de aplicativos é capaz de atender praticamente todas as necessidades dos professores e alunos em sala de aula.

O UbuntUCA 3 vem pronto para o uso, não sendo necessário, nenhuma configuração extra do sistema após a instalação. É literalmente: Instalar e Usar! Confira abaixo algumas das principais características do UbuntUCA 3 e uma breve descrição da sua coleção de softwares:
  • O UbuntUCA é leve e eficiente.
  • Possui uma excelente capacidade de conexão com redes sem fio, além de possuir o recurso para compartilhamento de conexão com outras máquinas.
  • Sua interface é adaptada ao uso em telas pequenas, além de ser bloqueada para evitar eventuais danos por mau uso do sistema.
  • Sua instalação é tão simples quanto a instalação do Ubuntu.
  • O UbuntUCA vem pronto para o uso, possui todos os plugins e codecs, tanto livres quando proprietários, para execução de multimídia, como Flash, Java, w32codecs...
  • E talvez o mais importante de tudo: o UbuntUCA é o Ubuntu propriamente dito, ele não é uma nova distro, é apenas uma remasterização do Ubuntu, com foco no uso em sala de aula e em netbooks. Portanto, ao usar o UbuntUCA, você terá a segurança de estar usando a maior e mais usada distribuição GNU/Linux do mundo.
A coleção de aplicativos do UbuntUCA é bem completa e atualizada, veja abaixo uma pequena lista com os seu principais aplicativos e suas descrições:
Educativos
Gcompris: suíte com dezenas de jogos e atividades educativas.
JfractionLab: aplicativo com exercícios matemáticos de frações.
Tuxmath: jogo com operações matemáticas.
TuxPaint: software de desenho para crianças.
Escritório
Dicionário: um dicionário simples para verificar as traduções das palavras em vários idiomas.
Labyrinth: sofware para a criação de mapas conceituais
SpeedCrunch: uma calculadora de alta precisão
LibreOffice 3.5: a mais recente versão da maior suíte de escritório em código aberto.
Internet
Chromium: o navegador de Internet mais rápido e leve da atualidade.
Firefox: a versão mais recente do browser mais usado no mundo.
Jogos
Uma seleta coleção de jogos como Xadrez, Quadrapassel, Sudoku, Paciência etc... São ao todo, 16 jogos de diferentes temas.
Multimídia
Cheese: software de captura de vídeos com áudio.
Gnome-sound-recorder: gravador de som.
Totem e VLC: os melhores reprodutores multimídia.

Enfim, o UbuntUCA 3 pode proporcionar uma ótima experiência ao público do ProUCA ao oferecê-los a oportunidade de utilizar o Ubuntu, maior e mais usada distribuição GNU/Linux do mundo.
Você pode fazer o download do UbuntUCA 3 aqui:
http://sites.unifebe.edu.br/~ubuntuca/ubuntuca-3.iso

Em caso de dúvidas, críticas, sugestões ou elogios, favor entrar em contato através o email: gedimar_xadrez@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário