PROGRAMA UCA

O UCA - Um Computador por Aluno é “um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas” (Proposta de Avaliação UCA, 2010). O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.
 


O Programa Um Computador por Aluno (UCA), da SEED/MEC, recém-iniciado nas redes públicas, está sendo caracterizado com um Piloto, com duração mínima de dois anos, do qual participam dez escolas por estado com um máximo de 500 alunos, selecionadas em áreas urbanas e rurais, que receberão laptops educacionais conectados à internet para todos os seus alunos e professores. O Piloto foi planejado para ter esta duração em função do conhecimento que já se têm de que mudanças e inovações na escola são processos longos, complexos e que necessitam de acompanhamento continuado. O período de dois anos foi considerado o tempo mínimo para que os educadores se capacitem para operar pedagogicamente com os recursos digitais. Formar educadores de comunidades escolares com contextos sociais, infraestrutura física, projetos político-pedagógicos e níveis de preparação profissional diferenciados resultam num conjunto que pode refletir as diversidades regionais e dos grupos sociais que compõem o nosso país.

Considerando a diversidade das realidades regionais e locais, a construção de um perfil das escolas envolvidas no processo é fundamental para subsidiar as análises posteriores dos impactos provocados pela implementação do programa. Não é suficiente analisar apenas o que acontece depois da inserção dos computadores, mas sim em quais contextos o programa está sendo implementado e o quanto impactará na prática pedagógica, nos processos de inclusão digital e na própria vida social e familiar dos alunos. A avaliação proposta pelo projeto UCA contempla quatro fases: na primeira fase será realizada uma avaliação diagnóstica, na segunda fase engloba as avaliações de processo e formativa, a terceira fase se caracteriza como avaliação de resultados e a quarta e última fase se refere à avaliação de impacto. A avaliação diagnóstica contempla a construção de um perfil e análise do contexto da escola, propiciando a existência de uma lacuna em dados importantes para a pesquisa.


Como as escolas foram escolhidas

A definição das cerca de 300 escolas públicas que participam do Piloto do Projeto "PROUCA" coube às Secretarias de Educação e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), entidades parceiras do Projeto. Em articulação com a UNIDIME, as Secretarias de Educação dos Estados selecionaram escolas das redes estaduais e municipais, seguindo os seguintes critérios: ter cerca de 500 (quinhentos) alunos e professores e possuir energia elétrica para carregamento dos laptops e armários para armazenamento dos equipamentos.


Escolas Contempladas no Ceará
  • Barreira - Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Julião Neto
  • Crato - Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito
  • Fortaleza - Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná
  • Fortaleza - Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato
  • Iguatu - Escola de Ensino Médio Francisco Holanda Montenegro
  • Jijoca - Escola Municipal de Ensino Fundamental e Laboratório de Informática Senador Carlos Jereissati
  • Maracanaú - Escola de Ensino Fundamental e Médio Carneiro de Mendonça
  • Quixadá - Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues
  • São Gonçalo do Amarante - Escola de Ensino Fundamental Poetisa Abigail Sampaio
  • Sobral - Escola Ensino Fundamental e Médio Profissional São José