quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto "Telinha na Escola" capacita professores da rede municipal

Há um ano, Terezinha de Sousa utiliza a tecnologia e a Internet para incentivar o aprendizado dos seus alunos. Para a professora, responsável pelo laboratório de informática da escola Monteiro Lobato, no José Walter, a utilização das redes sociais melhorou o aproveitamento das aulas. “Percebemos que demos um passo à frente no jeito de ensinar”.

Para promover a utilização das novas tecnologias no ensino, 20 professores da rede pública de ensino do Município, entre eles Terezinha, participaram da capacitação para o Projeto Telinha na Escola. Realizado pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Vivo e a Prefeitura de Fortaleza, o projeto tem o objetivo de incentivar os docentes a utilizar as novas tecnologias para ministrar os conteúdos. “Queremos fugir do modelo quadro negro e giz”, afirma Lívia Neiva, coordenadora do projeto.

O Telinha na Escola é realizado desde 2009 em Rondônia e Pernambuco. Este ano, o projeto chegou a Fortaleza com a meta de atender 80 alunos através dos professores capacitados e de oficinas, realizadas por 12 meses nas escolas Joaquim Alves e Martha dos Martins.

Após dois dias de treinamento no Centro de Referência do Professor, os participantes elaboraram vídeos relacionados à temática escolhida: o escritor Lima Barreto. Um blog também foi criado para hospedar a produção dos participantes. “Eles já conhecem as ferramentas, mas há curiosidade de como é a melhor forma de utilizá-las”.

A câmera do celular é a principal ferramenta dos professores. “Queremos estimular a produção de vídeo de bolso”, explica Lívia. Para produzir os vídeos, cada uma das duas escolas vai receber três celulares e será acompanhada por instrutores da ONG Casa da Árvore. “A tecnologia tem o poder de tornar os professores mais ativos, inserindo o mundo real nos conteúdos da sala de aula”.

ENTENDA A NOTÍCIA
A capacitação dos professores para o projeto Telinha na Escola foi realizada nos dias 8 e 9 de agosto. No primeiro dia de atividades, os professores elaboraram um blog. No segundo, os professores foram às ruas da Cidade para produzir vídeos.

Mariana Freire

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/08/10/noticiafortalezajornal,2277770/projeto-capacita-professores-da-rede-municipal.shtml


Comentário Blog UCA Ceará: A produção de fotos e vídeos também pode ser realizada pela câmera disponível no laptop educacional e compartilhada em blogs produzidos pelos próprios professores e alunos em sala de aula, por meio da internet wifi instalada nas escolas contempladas com o Programa UCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário