quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Programa UCA será lançado em Iguatu

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Holanda Montenegro, na Vila Alencar, em Iguatu, lança nesta sexta-feira (19), às 19h, o Programa Um Computador por Aluno – UCA.

A Escola Francisco Holanda Montenegro, que tem 14 professores e 223 alunos, passou por várias mudanças para receber o Programa UCA: reformas na rede elétrica, contratação de serviço de segurança 24h, troca de mobiliário, disponibilidade de serviço de Internet banda larga, reforma para adaptação da sala forte com os armários para carregar os laptops e ar condicionado, além de outras melhorias.

Desde o início do ano letivo de 2011, os docentes desenvolvem algumas estratégias que possibilitam o uso contínuo dos laptops como ferramenta pedagógica, destacando-se a criação de blogs para cada disciplina, nos quais postam suas aulas e passam a ministrá-las utilizando o computador portátil como principal apoio.

O Programa UCA é uma ação do governo brasileiro que tem como finalidade promover a inclusão digital dos alunos das escolas públicas do país, dando oportunidade de utilização das tecnologias digitais a partir de inserção de laptops educacionais tipo Classmate nas salas de aula.

O Programa UCA no Ceará

No Ceará, o programa é coordenado pelo Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregado pelo Ministério da Educação para implantação do programa em nove escolas do Estado, como também pela formação das equipes das Universidades responsáveis pelo Programa no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, sob a coordenação geral e pedagógica dos respectivos professores: Mauro Cavalcante Pequeno e José Aires de Castro Filho. Além disso, também coordena as atividades com o laptop educacional do tipo XO de uma escola municipal da cidade de Maracanaú-CE.

Em junho de 2010 foi iniciada a formação para os professores-multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Municipais e Estaduais (NTM e NTE). Juntamente com a equipe de formadores da UFC esses educadores são responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas escolas integrantes do Programa UCA.

A formação dos professores e gestores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Holanda Montenegro teve início em outubro de 2010. Desde então, a equipe da UFC e os multiplicadores do NTE, através de encontros periódicos, vêm dando suporte aos professores durante o planejamento das aulas para utilização do laptop educacional.

Para mais informações:

Profª. Maria Gneglauda Holanda, diretora da Escola Francisco Holanda Montenegro: (88) 3585-2069/9931-9200


Nenhum comentário:

Postar um comentário