segunda-feira, 21 de junho de 2010

Conhecendo o Laptop Educacional


Do ponto de vista do hardware, o laptop que será utilizado em sala de aula pelas crianças e jovens das nove escolas cearenses contempladas pelo Projeto UCA possui a seguinte configuração:

Processador Intel Atom 1.6, SSD flash com 4 GB, webcam, tela LCD de 7”, redes wireless e Open Mesh e dispositivo anti-furto. O sistema Operacional é o Linux Metasys com interface KDE, especialmente desenvolvido para o ambiente educacional. O laptop conta ainda com um pacote de programas educativos, games, planilha, ferramenta de texto, webbrowser, comunicador instantâneo, criação e edição de áudio, vídeo e foto.

As atualizações são automáticas no servidor da escola, que gerencia os acessos e o armazenamento dos arquivos pessoais de cada aluno da escola.

O servidor de rede ainda desempenha o papel de “vigilante” dos laptops, executando um programa anti-furto. Cada laptop possui um código único, que é continuamente verificado junto ao servidor. No caso de um dos laptops ser retirado da escola, a validação não pode ser executada e o software do laptop realiza o travamento do hardware, que pára de funcionar imediatamente.

3 comentários:

  1. Luiz Fernando Cassini do Valle29 de junho de 2010 às 15:45

    Olá pessoal.
    Trabalho na Metasys, empresa responsável por toda a linha de softwares operacionais e educacionais do Projeto UCA. Sou responsável pela região NE, moro em Fortaleza e me coloco a disposição de vocês para conversarmos sobre o projeto.
    Meu e-mail é luiz.cassini@metasys.com.br.
    Abs a todos
    Luiz Cassini

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Cassini...
    Os laptops educacionais usados no PROUCA são os mesmos em todo Brasil?

    ResponderExcluir