O Projeto UCA representa uma revolução no cotidiano da Escola. O laptop educacional na sala de aula vai demandar uma série de mudanças e inovações do espaço físico.
Cada sala deve ter no máximo 30 alunos, um hot spot dedicado.
As Escolas podem optar, de acordo com a disponibilidade de espaço físico, por armazenar os computadores na própria sala, em armários especialmente projetados (veja modelo em 3D publicado neste blog). Isso facilita muito o acesso e o uso dos laptops, que passam a integrar o cotidiano dos alunos.
INSTALAÇÕES FÍSICAS CONFORTÁVEIS
É importante que as salas sejam ventiladas ou climatizadas, garantido o conforto térmico dos alunos e professores. Outro item muito importante é o tipo de carteira escolar, como visto em post anterior.
DISPOSITIVO ANTI-FURTO
Segurança para os equipamentos também deve merecer uma atenção especial dos gestos da Escola. Apesar dos laptops contarem com um mecanismo que bloqueia o funcionamento quando a máquina não consegue mais conectar-se à rede da Escola, a segurança é fundamental para que nenhum aluno seja prejudicado pela perda de um laptop.
ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
Ainda nesta proposta, destacamos o formato da distribuição das carteiras escolares, com os alunos postados frente aos demais alunos, o que permite uma maior interação, bem como o acesso dos professores a cada aluno.
Muito embora não seja uma exigência do Projeto UCA, seria bom que as salas de aula contassem com um projetor de vídeo (data-show).
Nenhum comentário:
Postar um comentário