terça-feira, 23 de março de 2010

Uma proposta de sala de aula para Escolas do Projeto UCA

O Projeto UCA representa uma revolução no cotidiano da Escola. O laptop educacional na sala de aula vai demandar uma série de mudanças e inovações do espaço físico.
Cada sala deve ter no máximo 30 alunos, um hot spot dedicado.

As Escolas podem optar, de acordo com a disponibilidade de espaço físico, por armazenar os computadores na própria sala, em armários especialmente projetados (veja modelo em 3D publicado neste blog). Isso facilita muito o acesso e o uso dos laptops, que passam a integrar o cotidiano dos alunos.

INSTALAÇÕES FÍSICAS CONFORTÁVEIS

É importante que as salas sejam ventiladas ou climatizadas, garantido o conforto térmico dos alunos e professores. Outro item muito importante é o tipo de carteira escolar, como visto em post anterior.

DISPOSITIVO ANTI-FURTO

Segurança para os equipamentos também deve merecer uma atenção especial dos gestos da Escola. Apesar dos laptops contarem com um mecanismo que bloqueia o funcionamento quando a máquina não consegue mais conectar-se à rede da Escola, a segurança é fundamental para que nenhum aluno seja prejudicado pela perda de um laptop.

ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA

Ainda nesta proposta, destacamos o formato da distribuição das carteiras escolares, com os alunos postados frente aos demais alunos, o que permite uma maior interação, bem como o acesso dos professores a cada aluno.

Muito embora não seja uma exigência do Projeto UCA, seria bom que as salas de aula contassem com um projetor de vídeo (data-show).

Nenhum comentário:

Postar um comentário