terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Encontro Pedagógico da Escola José Martins Rodrigues


Na semana dos dias 23 a 27 de janeiro, os professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues realizaram o primeiro Encontro Pedagógico referente ao ano letivo de 2012. Durante esse período, os docentes elaboraram o planejamento anual das atividades curriculares, contemplando a inclusão dos laptops educacionais do Projeto UCA em suas aulas.

Durante o encontro, os educadores apontaram a necessidade de apropriação de novos recursos digitais que possam ser explorados com os alunos. Atualmente, todos os docentes estão concluindo a etapa final do Curso Formação Brasil pela Escola com carga horária de 180h/a, finalizando assim, as atividades do Módulo 5, onde foi proposta a sistematização de uma experiência realizada com o Projeto UCA. Na ocasião, também foi apresentada a proposta de realização de minicursos para os professores, de acordo com as necessidades do grupo. A ideia foi bem aceita pelos professores, pois, consideram que agora necessitam de mais conhecimento sobre recursos digitais para exploração em suas aulas.



No último dia do encontro, os professores realizaram uma avaliação da formação do UCA na escola, contando com a presença de todos os docentes, o coordenador pedagógico, Erivaldo Marinho, da formadora, Silvana Holanda, membro da equipe de formação UCA do Instituto UFC Virtual e os alunos de Programas de Pós-Graduação, Cícero Bandeira (Mestrando em Educação – UFC) e Rodrigo Lacerda (Mestrando em Educação – UECE). Ambos pretendem realizar suas pesquisas na Escola José Martins Rodrigues.

Uma novidade na escola foi a chegada do Cinturão Digital, proporcionando mais velocidade na utilização da internet e possibilitando a utilização de forma mais intensa dos recursos online disponíveis na rede.


De modo geral, os professores consideram o Projeto UCA como uma proposta inovadora que vem contribuindo para melhorar a atenção e motivação dos alunos, no entanto, ainda há alguns desafios que necessitam ser superados, cujas ações perpassam necessariamente pela formação. Para os docentes, a utilização dos laptops nas aulas já é uma ação constante em suas práticas de ensino na Escola José Martins Rodrigues. Segundo a professora Suely Teixeira, responsável pelo LEI, “não pra imaginar mais as aulas sem o uso do laptop”.

Fonte: Professora Silvana Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário