segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Rádio UCA: unindo as tecnologias em busca da aprendizagem

Alunos e professores da Escola de Ensino Médio Francisco Holanda Montenegro, localizada no Distrito de Alencar, em Iguatu, no Ceará, criaram a Rádio UCA. O projeto propõe redimensionar o uso do computador no horário do recreio, tornando-o um momento de interação entre gestores, professores e alunos a fim de proporcionar um espaço de aprendizagem coletiva. A ideia surgiu a partir da constatação de que o acesso livre no horário do recreio era mal utilizado.

De acordo com a professora Mauricélia Lavor, um dos objetivos desse trabalho é inserir as tecnologias da comunicação na prática pedagógica, tornando-a um espaço de interação e aprendizagem colaborativa para alunos, professores e gestores, além de orientar os alunos na utilização das redes sociais para facilitar a comunicação e responderem aos desafios propostos.

A Rádio UCA surgiu como parte de uma das ações do “Projeto da Escola: Unindo as Tecnologias na Busca da Aprendizagem”. Desde a implantação do Programa UCA na escola, professores e gestores têm unido esforços para dinamizar o uso dos laptops no cotidiano das aulas, garantindo a efetivação da aprendizagem.

Para participar da Rádio UCA, foram selecionados alunos-monitores que participaram de uma formação online. O grupo escolhido passou a auxiliar efetivamente na condução da Rádio UCA. A criação da rádio teve como um dos propósitos unir as tecnologias da comunicação – ambiente de rede e rádio, ampliando a comunicação e tornando um espaço de produção de conhecimento envolvendo todas as áreas do ensino.

A programação da rádio inclui músicas, informações sobre eventos da escola, além de utilidades. O projeto ainda está em fase de construção. 

Clique aqui para acessar a Rádio UCA.


Fonte: Professora Mauricélia Lavor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário