segunda-feira, 14 de março de 2011

Escola Estado do Paraná: Planejamento de aulas usando o uquinha



No último dia 11 de março, a Escola Estado do Paraná, em Fortaleza, reuniu os professores das áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e da Natureza durante a Semana Pedagógica para a realização de planejamentos de atividades utilizando alguns recursos do laptop educacional.

Com o apoio das professoras-multiplicadoras do NTE, Kalina Santos e Catarina Tavares e a colaboração da equipe UCA/CE, representada por Karla Silva, Catia Harriman e Katyúscia Viana, o encontro realizado nos turnos da manhã e tarde promoveu interação entre os professores, apresentou a situação atual da escola e gerou uma discussão sobre a utilização da informática na educação, na qual foi ressaltada a necessidade dos professores proporem atividades com os laptops que propiciem a interação e colaboração entre os alunos e os estimulem a serem autores do seu próprio conhecimento.

Mesmo sem acesso a internet devido à oscilação na rede elétrica da escola, os professores se organizaram e elaboraram atividades, que acontecerão na semana do dia 21 a 25 de março, utilizando alguns softwares instalados no laptop, como o Tux Paint, o Tux Math, o Kword, o KPresenter e o KSpreed.

Entre as atividades propostas, está uma aula de inglês na qual os alunos irão capturar imagens conforme a representação (expressão, gestos, caras e bocas) de alguns adjetivos como: sad, happy, anger, sleepy, bad. Já em outra aula o professor trabalhará com a planilha eletrônica, utilizando o software KSpreed, para a criação de um “cartão do estudante” onde os alunos irão capturar suas fotos pela câmera e também calcular seus IMC (Índice de Massa Corporal) através do peso e altura que serão verificados na própria sala de aula. Para que o registro desses valores pelos alunos seja possível, o professor levará para a sala uma balança e uma fita métrica. Acesse o blog da escola e veja mais planos de aula.

Além das ideias de atividades com o uso de softwares do laptop, os professores aguardam ansiosos pela conexão da internet para colocarem em prática a utilização de materiais online já pesquisados e avaliados por eles.

Fonte: Karla Silva

3 comentários:

  1. Parabéns turma! Tenho acompanhado o envolvimento de todos e minha palavra de incentivo é: AVANTE!Não desistam nunca mesmo com todas as dificuldades. Parabéns mais uma vez!!! Beth Gomes (SEFOR/SEDUC-pesquisadora)

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Naila Maria, professora de Língua Portuguesa no município de Terenos-MS, e também fomos previlegiados com o projeto UCA,Gostaria de manter um intercambio com professores da área, pois estou com dificuldades em montar um plano de aula interessante. Aqui em nossa escola também não tem a internet ainda. Meu email é nmnailarodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir