segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lançado oficialmente o Projeto UCA no Ceará



Lançado oficialmente, nesta quarta, dia 23, em concorrida solenidade no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, o Programa Um Computador por Aluno – UCA, que visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

O lançamento contou com presença do Coordenador Nacional do Projeto, Prof. Cláudio André, do Pro-Reitor de Graduação Luiz Custódio, de representantes das Secretarias de Educação do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da UNDIME, além de técnicos e professores dos NTE´s, que começam a ser capacitados para a formação de professores nas dez escolas integrantes do UCA em todo o Ceará.

Após a solenidade de lançamento do Programa UCA no Ceará, teve inicio a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Estes educadores serão responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas Escolas integrantes do Programa UCA. Durante o evento de lançamento, haverá um laboratório equipado com os laptops educacionais para demonstração.

O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregada pelo Ministério da Educação pela implantação e formação de Professores do Projeto UCA nos estados do Ceará, além da formação das equipes das Universidades que implantarão o projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

4 comentários:

  1. Prezados amigos do Instituto UFC Virtual, sinto-me em sintonia com o movimento energético que vocês iniciaram com características de avanço irreversível. Tenho certeza de que a rede em formação promoverá os movimentos pedagógicos colaborativos, que desencadearão experiências criativas com o uso das tecnologias digitais.
    O laptop como uma das tecnologias móveis vai provocar impacto, baseado na ideía de que potencializa o nascimento de comunidades, as quais podem se contrapor de uma forma produtiva à impressão de isolamento que, para alguns, as tecnologias digitais ainda causam.
    Parabéns a todos!!
    Um abraço
    Beatriz Magdalena

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Gostaria de saber quem são os responsáveis pela implantação desse projeto no Maranhão e se apenas as escolas públicas estaduais serão beneficiadas?...quando entrarão as federais? e os Institutos?...quem puder me informar, por favor...meu e-mail é: carolsouza_837@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oisou do Maranhão e parcipo do projeto Uca !!!estamos nesse projeto piloto com muita deficiencia mais muito empolgados;uma realidade totalmente diferente daqui;mas;estamos adorando;estamos tendo muitas dificuldades!sera que tem alguem que se solidarializa em nos ajudar?bjos dede de ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,eu sou do ceará!
    E estou previlegiada por esse projeto!
    Já comecei a usar o net book e ele é maravilhoso!
    Minha diretora disse que a minha escola Senador Carlos Jeressati , é a primeira escola do Brasil a usar esse tipo de tecnologia!
    Pena que vou usar ele por pouco tempo, porque ano que vem eu vou passar pro ensino médio :(

    Mas valeu a pena!
    bjaao .

    ResponderExcluir