Lançado oficialmente, nesta quarta, dia 23, em concorrida solenidade no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, o Programa Um Computador por Aluno – UCA, que visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
O lançamento contou com presença do Coordenador Nacional do Projeto, Prof. Cláudio André, do Pro-Reitor de Graduação Luiz Custódio, de representantes das Secretarias de Educação do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da UNDIME, além de técnicos e professores dos NTE´s, que começam a ser capacitados para a formação de professores nas dez escolas integrantes do UCA em todo o Ceará.
Após a solenidade de lançamento do Programa UCA no Ceará, teve inicio a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Estes educadores serão responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas Escolas integrantes do Programa UCA. Durante o evento de lançamento, haverá um laboratório equipado com os laptops educacionais para demonstração.
O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregada pelo Ministério da Educação pela implantação e formação de Professores do Projeto UCA nos estados do Ceará, além da formação das equipes das Universidades que implantarão o projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.