O Projeto UCA representa uma revolução no cotidiano da Escola. O laptop educacional na sala de aula vai demandar uma série de mudanças e inovações do espaço físico.
Cada sala deve ter no máximo 30 alunos, um hot spot dedicado.
As Escolas podem optar, de acordo com a disponibilidade de espaço físico, por armazenar os computadores na própria sala, em armários especialmente projetados (veja modelo em 3D publicado neste blog). Isso facilita muito o acesso e o uso dos laptops, que passam a integrar o cotidiano dos alunos.
INSTALAÇÕES FÍSICAS CONFORTÁVEIS
É importante que as salas sejam ventiladas ou climatizadas, garantido o conforto térmico dos alunos e professores. Outro item muito importante é o tipo de carteira escolar, como visto em post anterior.
DISPOSITIVO ANTI-FURTO
Segurança para os equipamentos também deve merecer uma atenção especial dos gestos da Escola. Apesar dos laptops contarem com um mecanismo que bloqueia o funcionamento quando a máquina não consegue mais conectar-se à rede da Escola, a segurança é fundamental para que nenhum aluno seja prejudicado pela perda de um laptop.
ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
Ainda nesta proposta, destacamos o formato da distribuição das carteiras escolares, com os alunos postados frente aos demais alunos, o que permite uma maior interação, bem como o acesso dos professores a cada aluno.
Muito embora não seja uma exigência do Projeto UCA, seria bom que as salas de aula contassem com um projetor de vídeo (data-show).
terça-feira, 23 de março de 2010
Modelo de sala de servidor
Sugestão de cadeira
quarta-feira, 17 de março de 2010
Projeto Armário UCA
Esta é uma sugestão de proposta básica para a construção do armário que armazenará os laptops do Projeto UCA - Um Computador por Aluno.
É importante salientar que a proposta foi mantida a mais simples possível, com a finalidade de ser executada por profissionais comuns: um marceneiro para a construção do móvel e um eletricista para a instalação de cabos, coolers e filtros de linha.
O modelo pode - e deve - ser alterado livremente, com, por exemplo, a inclusão de barras laterais para facilitar o deslocamento do móvel, uso de rodízios com trava e todas as demais modificações julgadas necessárias à melhor adequação do armário às particularidades encontradas em cada escola participante do Projeto. Busca-se, assim, definir, de forma participativa, outras soluções específicas para a realidade vivenciada por alunos e professores.
Instituto UFC Virtual, 2010
É importante salientar que a proposta foi mantida a mais simples possível, com a finalidade de ser executada por profissionais comuns: um marceneiro para a construção do móvel e um eletricista para a instalação de cabos, coolers e filtros de linha.
O modelo pode - e deve - ser alterado livremente, com, por exemplo, a inclusão de barras laterais para facilitar o deslocamento do móvel, uso de rodízios com trava e todas as demais modificações julgadas necessárias à melhor adequação do armário às particularidades encontradas em cada escola participante do Projeto. Busca-se, assim, definir, de forma participativa, outras soluções específicas para a realidade vivenciada por alunos e professores.
Instituto UFC Virtual, 2010
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